Olhar Certo / 30/07/2020 / Dicas

Por que buscar uma clínica oftalmológica com atendimento humanizado?

Ao longo dos anos, a relação entre médico e paciente passou por adaptações. Um contexto que antes era marcado pelos médicos de família, os quais acompanhavam o núcleo familiar ao longo da vida, deu lugar ao acompanhamento especializado.

Frente a isso, diversos profissionais com especialidades distintas passaram a fazer parte da rotina de cuidados de uma pessoa, o que poderia dificultar o estabelecimento de um vínculo entre médico e paciente. Porém, o atendimento humanizado representa um fator-chave para a boa relação.

Basicamente, esse tipo de atendimento redireciona os profissionais, que antes eram exclusivamente voltados para as doenças, a enxergar o paciente como um todo. Entenda mais!

Entenda o que é o atendimento humanizado

Durante a formação, o profissional da saúde torna-se apto para abordar os aspectos técnicos de uma doença, como causas, manifestações e quais os possíveis tratamentos. De fato, este é o conhecimento essencial, mas o atendimento humanizado não se limita a isso.

Na verdade, a abordagem da equipe deixa de ser unicamente a patologia do caso e passa a ser ao paciente como um todo, com suas particularidades psicossociais. Sendo assim, é de suma importância considerar o contexto em que ele vive, bem como seu lado emocional.

Vale ressaltar que algumas abordagens colocam médico como o centro da relação, aquele capaz de elucidar e direcionar para o caminho certo. Porém, no atendimento humanizado o paciente é o agente central, com autonomia para atuar no seu próprio cuidado quando orientado por um profissional com conhecimento técnico.

Saiba quais os diferenciais 

Os diferenciais de um atendimento humanizado estão associados, majoritariamente, na relação entre médico-paciente e na condução do caso. Por meio dessa abordagem diferenciada, há o fortalecimento do vínculo entre profissional e paciente.

Tal fortalecimento ocorre graças ao respeito e empatia, dois pilares essenciais para um atendimento em saúde. É preciso colocar-se no lugar do outro, procurar entender as queixas de acordo com o olhar do próprio paciente, de acordo com todo seu contexto de vida.

Por meio desse olhar, há um grande benefício na elaboração de estratégias para tratamento, pois as condutas serão adaptadas de acordo com a realidade do paciente. Dessa forma, é essencial que o profissional ouça e compreenda as particularidades de cada caso, contando ainda com a percepção e intervenção de toda a equipe.

Descubra o impacto no tratamento

Sem dúvidas, o atendimento em si é beneficiado pela prática humanizada, mas não só ele: há impacto positivo no tratamento. Ao alinhar as condutas para a realidade do paciente, torna-se mais fácil que elas sejam adotadas.

Complementando, o atendimento humanizado preza pelo diálogo e fortalecimento da relação. Nessa perspectiva, o médico deve colocar-se à disposição para repassar todas as informações sobre o caso e esclarecer dúvidas.

Diante desse contexto, ao compreender sua própria condição e discuti-la abertamente com o profissional de saúde, o paciente adquire a autonomia necessária para que seja agente central do seu cuidado e, consequentemente, aumente a adesão ao tratamento e recomendações médicas.

Sem dúvidas, o atendimento humanizado é um grande diferencial para uma clínica, portanto, deve ser um critério considerado ao escolher onde consultar. Vimos aqui quais são os benefícios para o paciente e para a relação com o médico. Além do aumento no sucesso dos tratamentos, o atendimento humanizado garante ainda um melhor ambiente, no qual toda a equipe está focada na realização da prática humanizada e acolhida dos pacientes.

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