Sífilis ocular: saiba quais são os sintomas e tratamentos

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) provocada por uma bactéria. Ela tem diferentes níveis de gravidade. A sífilis ocular acontece quando a infecção chega ao seu estágio mais avançado. Nesse momento, ela atinge os órgãos internos, como o coração, os olhos e o cérebro.

Neste texto, daremos mais detalhes sobre a sífilis ocular, seus sintomas, causas e tratamentos. Falaremos também sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e da intervenção precoce em caso de suspeita da doença.

Fique atento aos sinais que relataremos nos próximos tópicos e boa leitura!

O que é sífilis ocular?

Como mencionamos, a sífilis ocular faz parte da progressão da sífilis “comum”. A doença atinge os olhos quando não é tratada logo no início, após dar os seus primeiros sinais. Ela se manifesta por meio de inflamações nas estruturas do globo ocular, como a retina, a córnea e o nervo óptico. Isso nada mais é que uma reação do nosso sistema imunológico à presença da bactéria.

Quais são os sintomas?

A resposta inflamatória do nosso organismo gera um conjunto de sintomas. Devido às suas características, eles podem ser confundidos com outros problemas oftalmológicos, como a conjuntivite e a uveíte. De toda forma, é importante sempre contar com a avaliação de um oftalmologista. Tenha atenção aos sinais abaixo para relatar ao profissional:

  • – dor nos olhos;
  • – vermelhidão;
  • – visão embaçada;
  • – sensibilidade à luz;
  • – aumento da pressão ocular;
  • – entre outros incômodos.

Quais são as causas?

A sífilis ocular pode acometer pessoas de todas as idades. As 3 principais formas de contágio são:

  • relação sexual sem preservativo;
  • compartilhamento de seringas contaminadas;
  • transmissão congênita — de mãe para filho.

O último caso se dá quando a mãe infectada passa a bactéria para o bebê, durante a gestação ou no momento do parto.

Como tratar?

Antes de falar em tratamento, é importante alertar quanto à prevenção. A melhor forma de se prevenir contra os problemas oculares é ir ao oftalmologista regularmente. A frequência pode ser anual ou conforme definição do seu médico. A sífilis ocular é uma doença grave que, se não percebida e tratada com urgência, pode causar danos irreversíveis. Um deles é a perda da visão.

Durante o tratamento, que normalmente dura o período de duas semanas , a pessoa receberá antibióticos para combater a bactéria e colírios com corticoides para tratar a inflamação nos olhos. A ideia é que os prejuízos oculares se revertam durante o tratamento, mas isso dependerá de vários fatores. Os principais são o diagnóstico precoce e a observância das orientações médicas à risca.

A sífilis ocular é uma doença grave, causada por uma infecção bacteriana. Ela apresenta sintomas parecidos com outras doenças oftalmológicas. Ao manifestar sintomas como irritação nos olhos, vista embaçada, dor e outros desconfortos, procure um oftalmologista imediatamente. Não deixe de seguir todas as orientações, a saúde da sua visão depende de você!

Conhece alguém que já teve sífilis ocular ou sintomas parecidos com os relatados aqui? Comente a sua experiência na seção de comentários!


Publicado em 30/03/2021

Posted in Doenças oculares

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.