Olhar Certo / 10/06/2020 / Dicas

Qual é a importância de ir ao oftalmologista para prevenir doenças?

Você se preocupa com a saúde dos olhos? Esse sentido tão importante costuma ser deixado de lado pelas pessoas até o dia em que uma conjuntivite ou outro problema ocular mais grave passa a comprometer a visão. Por isso, é necessário reconhecer a necessidade de cuidados com os olhos, bem como a importância do oftalmologista para a identificação e prevenção de doenças oculares

Nesse artigo você vai descobrir outros motivos de para procurar esse médico, a frequência para as consultas com o oftalmologista e também dicas para encontrar a clínica oftalmológica ideal. Vamos lá?

Qual a importância do oftalmologista?

Veja a seguir quais são os benefícios das visitas frequentes ao médico que é especialista em avaliar e tratar as doenças da visão.

Prevenir doenças oculares

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 6,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência visual. Boa parte desses casos poderiam ser evitados caso todos tivessem tido acesso ao médico oftalmologista e a um acompanhamento com esse profissional.

Averiguar a necessidade de óculos

O oftalmologista identifica e trata de alterações oculares que prejudicam a sua visão, como o astigmatismo, a miopia e a hipermetropia, por exemplo. Ele também é o responsável por averiguar a necessidade do uso de óculos, lente de contato ou mesmo cirurgia.

Detectar doenças hereditárias

Existem algumas doenças oculares, como a catarata, o glaucoma e o ceratocone que são hereditárias. Se você tem casos na família de qualquer um desses problemas é importante consultar periodicamente o oftalmologista mesmo que você ainda não apresente os sintomas. Quanto mais precocemente for identificada a doença, melhores as chances de um tratamento bem-sucedido.

Qual a frequência ideal para as consultas oftalmológicas?

O ideal é que o check-up oftalmológico seja feito já nos primeiros meses de vida, para identificar problemas que surgem logo após o nascimento. Já os adultos podem realizar visitas anuais caso não possuam alguma condição que exija uma frequência maior de consultas. Essas são apenas estimativas, afinal, só o seu oftalmologista pode determinar qual será a frequência ideal de consultas para o seu caso.

Como escolher a clínica ideal?

Selecionamos a seguir alguns pontos a serem considerados no momento de escolher a clínica oftalmológica de suas consultas. Confira!

Assistência ao paciente

A linguagem médica pode ser difícil de compreender, por isso, procure uma clínica que esteja preparada para acolher e ajudar você a entender a sua condição médica e os tratamentos disponíveis. Não se esqueça ainda que o atendimento humanizado também inclui o acesso ao tratamento de qualidade.

Equipamentos e estrutura física

A medicina evolui constantemente e uma boa clínica oftalmológica deve contar com os equipamentos mais modernos disponíveis para um diagnóstico preciso. Outro diferencial de uma clínica oftalmológica de qualidade é que ela está preparada para realizar todos os procedimentos para o diagnóstico e correção dos problemas que afetem os olhos.

Equipe médica qualificada

Procure por uma rede que disponha de profissionais especializados nos mais diferentes tipos de doenças. O oftalmologista também deve estar atento às novas alternativas de tratamento e cuidado com os pacientes.

Depois desse artigo, esperamos que você tenha entendido a importância do acompanhamento com um oftalmologista para identificar e tratar dos principais problemas que podem afetar a saúde dos seus olhos.

Nossas unidades são centros oftalmológicos completos e foram criados para levar a você o acesso aos tratamentos oculares mais modernos através de um atendimento humanizado realizado por uma rede de médicos especialistas altamente qualificados, prontos para oferecer um diagnóstico preciso. As clínicas Olhar Certo atendem planos de saúde e oferecem condições especiais para o atendimento particular.

Então, entre em contato conosco e agende a sua consulta periódica!

 



Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens