O que é pterígio? Entenda quais são os sintomas!

Nossa visão nunca foi tão utilizada como nos dias de hoje. Passamos horas no computador, smartphone e televisão, por isso, os olhos tendem a ficar mais secos, doloridos e com sensação de ardência. Em nosso estilo de vida atual, olhamos muito pouco à distância, piscamos com menos frequência e damos menos importância à nossa visão.

O pterígio é um desenvolvimento desordenado da conjuntiva, membrana que cobre a parte branca do olho sobre a córnea. As causas ainda não são claras, mas certos fatores externos podem causar essa condição. Geralmente, não causa problemas nem requer tratamento, mas pode ser removido cirurgicamente se interferir na visão ou causar incômodo.

Aprenda, neste artigo, mais detalhes sobre isso e quais são os sintomas e tratamentos existentes para o pterígio. Confira!

O que é pterígio?

Como citado brevemente, é uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de tecido rosado e esbranquiçado da conjuntiva. Ela invade a córnea, mais comumente no lado mais próximo ao nariz, embora também possa afetar o outro lado do olho.

O que causa pterígio?

O motivo exato não é conhecido. No entanto, uma explicação possível é a exposição intensa à luz UV, que é capaz de conduzir ao desenvolvimento anormal da conjuntiva. Acontece com frequência em indivíduos que residem em climas quentes e que se expõem bastante ao sol ou vento.

Outros fatores podem colaborar para o aparecimento do pterígio, por exemplo:

  • poluição;
  • areia;
  • poeira;
  • fumaça;
  • vento;
  • produtos químicos.

Como reconhecer os sintomas?

Na verdade, na maioria das vezes, ele é indolor, mas lesões mais extensas ou volumosas podem causar desconforto nos olhos. Isso pode ser acompanhado por lacrimejamento, visão turva, vermelhidão, sensação de formigamento ou de corpo estranho, ou até mesmo queimação e coceira.

Se um pterígio se torna espesso e se expande o bastante para cobrir a córnea, ele pode interferir na visão, causando astigmatismo — um defeito na curvatura da córnea — e dar a sensação de que existe algo atrapalhando a visão.

Como é identificado?

O oftalmologista pode diagnosticar essa anormalidade com apoio de exames. Ao utilizar da ampliação e iluminação adequada, o médico consegue examinar os olhos e avaliar a área afetada. Além disso ele pode precisar de alguns testes complementares, que incluem:

  • acuidade visual: envolve a leitura de letras para medir a nitidez da visão;
  • topografia da córnea: usado para mensurar as alterações na curvatura da córnea;
  • documentação fotográfica: procedimento realizado para tirar fotos como forma de controlar a taxa de crescimento do tecido anormal.

Qual o tratamento do pterígio?

Essa anormalidade ocular, em geral, não causa problemas ou requer tratamento. No entanto, duas abordagens principais podem ser consideradas se causar incômodo ou afetar a visão.

Medicamento

O uso de colírio de corticosteroide tópico, em curto prazo, pode ser adequado para reduzir a vermelhidão e a inflamação. Quando a secura é um problema, lágrimas artificiais são usadas para manter o olho bem lubrificado. A higiene regular da área dos olhos também é considerada uma boa prática para ajudar a aliviar os sintomas de desconforto.

Cirurgia

Pode ser recomendada se a visão for afetada ou os sintomas forem particularmente problemáticos. Durante o procedimento, o pterígio é removido com cuidado e um retalho da conjuntiva é retirado e enxertado na área onde ele estava. A cirurgia é realizada com anestesia local e leva aproximadamente 30 minutos para ser realizada. É possível que o problema reapareça após a remoção cirúrgica, embora isso aconteça apenas em uma pequena porcentagem dos casos.

Como prevenir?

Para reduzir o risco de desenvolver pterígio:

  • use óculos de sol que bloqueiem a luz ultravioleta;
  • evite a exposição a irritantes ambientais, como: fumaça, poeira, vento e poluentes químicos;
  • use equipamento de proteção ocular adequado em ambientes de trabalho.

A visão é um dos sentidos mais importantes dos seres humanos. Ela nos dá acesso às informações sobre o mundo à nossa volta. Por esse motivo, manter um bom cuidado dos olhos é muito importante, uma vez que certas doenças oculares podem ser silenciosas. Sendo assim, a orientação de um oftalmologista possibilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das enfermidades oculares como o pterígio.

Gostou das informações do artigo? Então, que tal seguir nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este?!


Publicado em 09/06/2022

Posted in Doenças oculares

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.