Quando ir ao oftalmologista? 5 sinais de que chegou a hora

Encontramos no mundo duas classes de pessoas: as que vão aos exames de vista na hora certa, mesmo com aquele sentimento de obrigação, e as que simplesmente não vão. Se você se enquadrar na segunda turma, nós compreendemos. É muito simples desconsiderar a verdade de que o corpo humano não é reforçado por mecanismos eletrônicos e que precisa de cuidado periódico.

Mas também não vamos mentir sobre a importância de quando ir ao oftalmologista realizar os exames de visão. Esses médicos se especializam no tratamento de doenças oculares, como síndrome do olho seco, catarata, retinopatia diabética, glaucoma ou degeneração macular.

Neste post, abordaremos os 5 principais sinais de quando ir ao oftalmologista. Confira!

1. Dor nos olhos

A dor ocular, ainda que não é constante, em geral, não é motivo para temor, mas dor intensa ou contínua não é normal. Essa dor às vezes pode indicar que o olho está inflamado ou um sinal de alerta para algum problema de saúde mais grave.

2. Fadiga ocular

A maioria de nós passa muito tempo olhando para telas de computadores e celulares, o que pode causar fadiga ocular. Alergias sazonais e, até mesmo, gripe podem causar cansaço visual, mas também podem indicar uma doença mais séria.

3. Visão embaçada ou problemas de foco

Quando os olhos perdem a capacidade de focalizar ou ficam embaçados, normalmente significa que perderam a nitidez da visualização e os objetos aparecem fora de foco e nebulosos. Podem indicar doenças graves, porém, as principais causas de um campo de visão borrado são erros de refração, incluindo astigmatismo e presbiopia.

4. Flashes, flutuadores e pontos

São originados por proteína e outros tecidos que estão agregados ao vítreo. Algumas moscas volantes — especialmente aquelas acompanhadas por flashes de luz — podem indicar uma condição muito grave, como descolamento de retina e se não for tratada a tempo, pode levar a cegueira.

5. Dores de cabeça constantes

Geralmente têm origem em problemas de visão. No entanto, quando frequentes, podem indicar que o foco da visão se modificou ou que os olhos estão cansados e fadigados. A dor de cabeça contínua pode causar dor moderada a intensa que, em geral, piora com a luz, som ou movimento.

Os oftalmologistas dispõem de grande responsabilidade, transformando seus conhecimentos, experiências e especializações em uma significativa diferença entre visão e cegueira, entre um olho saudável ou um que sofra de doenças graves e um diagnóstico crítico que manterá a visão perfeita por anos. Portanto, a escolha de um especialista deve ser tomada sem pressa.

Considere as seguintes informações para a consideração de quando ir ao oftalmologista:

  • as qualificações dos especialistas;
  • o espectro de serviços de cuidados oculares;
  • a reputação local do centro oftalmológico;
  • o tratamento especializado e humanizado;
  • a conveniência do centro de tratamento oftalmológico.

Consulte um oftalmologista das clínicas Olhar Certo, pois eles estão aptos a prestar uma assistência com perfeição por intermédio de suas habilidades e dos mais atualizados e modernos dispositivos de diagnóstico e tratamento.

Então, que tal entrar em contato conosco para obter mais informações sobre nossos serviços e profissionais?!


Publicado em 13/07/2021

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.