Pode ser que você não tenha exatamente um problema de visão, mas se sente algo diferente nos olhos, como vista cansada, lacrimejamento em excesso ou sensibilidade à luz, talvez precise de óculos para descanso.
Esse tipo de óculos tem o objetivo de proporcionar mais conforto visual e costuma ter lentes com graus mais baixos e serem antirreflexo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são indicados apenas para idosos ou pessoas que já têm alguma doença ocular.
Saiba que eles são ideais para trazer alívio em situações simples do dia a dia, como ver televisão ou ler um livro. Se interessou pelo assunto e suspeita que pode precisar de óculos? Então, convidamos você a continuar essa leitura, entender melhor sobre esse recurso e saber se já está na hora de procurar um oftalmologista. Vamos lá?
Para quem os óculos de descanso são indicados?
Mesmo quem não tem histórico de problemas nos olhos, mas que passa muitas horas na frente do computador, do celular, jogando videogame, ou mesmo sob a luz da TV, pode se assustar quando perceber que, possivelmente, a causa das dores nos olhos pode ser vistas cansadas pelo excesso de esforço ocular.
Os mais idosos, geralmente, precisam de óculos com o passar dos anos, devido à perda natural da visão, mas óculos para descanso podem ser necessários em qualquer idade. Inclusive, em crianças e jovens, pois, dependendo do tipo de atividade, pode resultar em problemas oculares que independem da idade.
Quais são os sintomas que podem levar ao uso desse tipo de óculos?
São vários os sintomas que podem indicar problemas na visão e a necessidade de uso — possivelmente inicial — de óculos para descansar as vistas. Por isso, vamos listar os principais e, se perceber os sinais abaixo, procure um médico e invista na mudança de alguns hábitos.
Vista embaçada
Apesar de ser sintoma de várias outras enfermidades oculares, como miopia, hipermetropia e catarata, a vista embaçada também pode ser indicativo de esforço ocular e vista cansada. No entanto, dependendo da enfermidade — entre as que citamos — os óculos de descanso podem ser necessários, assim como ajudar no controle da doença.
Dores de cabeça
A dor de cabeça é outro sintoma muito comum de vários tipos de doenças dos olhos, no entanto, quando a vista trabalha excessivamente na frente do computador ou do smartphone, é sinal de que há algo errado. Nossa dica é fazer pausas ao longo do dia, manter os olhos fechados por um momento e não deixar a luminosidade do dispositivo no máximo.
Sensibilidade à luz
Muitas pessoas descobrem que precisam de óculos quando percebem que seus olhos doem quando são expostos à luz. Apesar de a fotofobia também ser um indicativo de catarata no paciente, do mesmo modo, pode revelar outros problemas menos graves, cujo desconforto pode ser minimizado com uso de óculos para descansar as vistas.
Por fim, saiba que ardência nos olhos, coceira e lacrimejamento excessivo também podem ser sinais de alguma enfermidade que merece atenção de um oftalmologista. Tenha em mente que só ele poderá diagnosticar o seu problema e indicar o tratamento ideal, inclusive, se há necessidade ou não do uso de óculos para descanso.
Por que não aproveitar o fim dessa leitura e entrar em contato com um especialista para entender melhor o seu problema? Em nosso site temos vários canais de comunicação à sua disposição. Aguardamos a sua visita!