Olhar Certo / 24/06/2020 / Catarata

Você sabe quais os sintomas de catarata?

Um dos principais sintomas de catarata é a visão turva, que parece uma imagem nublada, como se você olhasse por trás de um vidro embaçado. Com o avanço da doença, as complicações oculares podem levar à perda da visão. É por isso que a catarata é hoje uma das principais causas de cegueira no mundo.

Felizmente, é possível tratar e até mesmo evitar o problema. Tudo que você precisa é conhecer os principais sintomas da doença e contar com o acompanhamento de um médico oftalmologista. Leia nosso artigo e prepare-se para o tratamento precoce da doença.

O que é catarata?

A principal característica da catarata é a perda da transparência do cristalino, a lente natural dos nossos olhos que permite focar nossa visão em diferentes distâncias. Nos estágios iniciais, o paciente tem a visão nublada. Com o tempo, torna-se mais difícil reconhecer as pessoas e você começa a enxergar apenas vultos. A fase mais grave da doença pode levar à perda total da visão.

Quais são as principais causas?

Com o envelhecimento, o cristalino sofre alterações e essa lente natural vai perdendo a elasticidade e a transparência, tornando-se opaco. Por isso, a catarata é uma das doenças da visão mais comuns entre pessoas acima de 50 anos. Outros tipos de catarata têm outras origens, tais como:

  • congênita: bebês podem nascer com catarata causada por infecção, lesão ou mau desenvolvimento do útero;
  • secundária: esse tipo de catarata é resultado de outras condições médicas, como o diabetes, por exemplo. Ela também pode ser resultado de exposição excessiva à radiação ou luz ultravioleta, tabagismo, uso de medicamentos com corticoides e consumo excessivo do álcool;
  • traumática: quando a doença é desenvolvida após uma lesão, consequência de socos ou batidas na região dos olhos.

Quais são os principais sintomas de catarata?

No início a catarata pode ser assintomática, ou seja, você não consegue reconhecer qualquer diminuição da visão. À medida que a doença se desenvolve, podem surgir os seguintes sintomas:

  • visão nublada, turva ou fraca;
  • dificuldade crescente para enxergar durante à noite;
  • sensibilidade à luz (fotofobia);
  • visão dupla (diplopia);
  • imagens distorcidas;
  • desbotamento das cores;
  • dificuldade de dirigir, para ler e andar.

Qual é o tratamento para essa doença?

O único tratamento possível para a cura da catarata é a cirurgia. Felizmente, o procedimento é rápido e seguro com duração média que varia entre 15 e 30 minutos.

Como posso me prevenir?

Como existe uma relação entre a radiação solar e a catarata, uma ação preventiva importante é o uso de óculos escuros com proteção UV. Lembre-se ainda de jamais olhar diretamente para o sol.

Outra medida para prevenir ou retardar o desenvolvimento da doença é não utilizar colírios sem a prescrição médica, em especial aqueles que contêm corticoides na fórmula. Hábitos saudáveis como não fumar ou beber e manter uma dieta com vitaminas que ajudam a proteger os olhos, como a vitamina A, também fazem parte da estratégia de prevenção.

Além disso, você deve manter visitas regulares ao seu oftalmologista. Com um teste de visão ele vai conseguir identificar qualquer doença ocular, mesmo que ela esteja nos estágios iniciais. 

Se você procura por um atendimento humanizado, aparelhos de última geração para diagnósticos precisos e profissionais altamente especializados, é hora de conhecer as clínicas Olhar Certo. Nossos centros oftalmológicos foram desenvolvidos para oferecer os mais modernos tratamentos oculares, garantindo que você entenda sua condição e tipo de tratamento. Além disso, os médicos especialistas das clínicas Olhar Certo passam por um aprendizado contínuo para oferecer sempre uma consulta segura.

Agora que você conhece os sintomas de catarata, que tal aproveitar e marcar um check-up oftalmológico? Entre em contato conosco e agende agora mesmo a sua consulta!

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens