Os computadores revolucionaram nosso modo de trabalho e até de lazer. Com isso, passamos horas e mais horas em frente aos monitores, muitas vezes sem perceber que colocamos a saúde dos olhos em risco. Não por acaso, um dos principais vilões do nosso tempo é a Síndrome da Visão do Computador (SVC).
O problema não acomete apenas os adultos. Como as crianças e jovens estão cada vez mais expostas aos monitores e às telas de smartphones e tablets, eles também podem sentir o olho embaçado com frequência e desenvolver bem cedo outros problemas oculares.
Nesse artigo, vamos mostrar para você o que é essa síndrome, os principais sintomas e como evitar esse problema. Continue a leitura e proteja a saúde dos seus olhos!
O que é a Síndrome da Visão do Computador?
O ser humano pisca, em média, 16 a 20 vezes por minuto. No entanto, ao passar por um longo período em frente ao monitor, essa taxa pode ser de 6 a 8 piscadas por minuto. Esse longo período de uso de computadores, smartphones e tablets pode levar à fadiga dos músculos oculares.
As pessoas que têm um histórico de doenças oculares e que apresentam dificuldade para enxergar de perto ou astigmatismo são ainda mais vulneráveis à Síndrome da Visão do Computador.
Vale lembrar de que a SVC é uma síndrome como qualquer outro tipo de lesão provocada por esforço repetitivo. Ou seja, quanto mais você repetir o padrão de manter os olhos focados no monitor por um longo período sem piscar, mais o problema é agravado.
Quais são os principais sintomas da SVC?
Os problemas oculares que podem indicar a presença da Síndrome da Visão do Computador incluem os sintomas abaixo:
· sensação do olho embaçado;
· contração involuntária dos músculos dos olhos;
· olhos secos;
· queimação ocular;
· sensibilidade à luz;
· dor de cabeça;
A SVC também pode ocasionar dores nas articulações e músculos dos ombros e pescoço. Afinal, a postura à frente da tela e os longos períodos com os aparelhos em mãos podem causar os desconfortos.
Como evitar a síndrome da visão do computador?
Se você identificou algum dos sintomas apresentados, marque imediatamente uma consulta com seu oftalmologista. Feito isso, você deve seguir as recomendações do médico e tentar evitar ou amenizar o impacto dos principais fatores que acarretam à síndrome no seu dia a dia com as dicas a seguir.
1. Deixe sua estação de trabalho ergonômica
É importante posicionar o monitor de modo que ele não exija movimentos do pescoço para cima ou para baixo, evitando o estresse dos músculos dos olhos. O uso de um suporte de monitor ou para notebook pode ser uma alternativa.
2. Controle o brilho do computador
A maioria dos modelos de telas e notebooks mais modernos já têm uma superfície antirreflexo que melhora a qualidade das imagens e deixa sua visão mais confortável. Se esse não for o seu caso, você pode realizar um ajuste manual do brilho no visor ou instalar uma tela antirreflexo.
3. Pare e pisque
Quando estiver diante do computador, tente realizar intervalos regulares para piscar por várias vezes seguidas, olhando também para frente e para os lados. Isso ajuda a reduzir o estresse ocular. Se necessário, utilize um colírio para hidratar os olhos.
A Síndrome da Visão do Computador é um problema cada vez mais comum, por isso, é importante ter atenção aos sintomas, procurando imediatamente o oftalmologista.
Por falar em saúde dos olhos, confira também nosso artigo sobre a importância do check-up oftalmológico.