Os olhos são uma das regiões mais complexas do corpo humano e, às vezes, eles serão os primeiros órgãos a exibir sinais de doenças que afetam outras estruturas. O arco senil, por exemplo, está entre as condições que podem surgir nos olhos ao longo do envelhecimento.
A condição ocular surge como um círculo branco, cinza claro ou azulado no contorno da córnea e é constituído por depósitos de gordura. Embora não acarrete desconforto ou dor, pode sinalizar outros tipos de problemas de saúde.
Neste post, abordaremos os principais tópicos sobre arco senil, como prevenção, causas e principais sintomas. Confira!
O que é arco senil?
É o nome de um anel que é formado por substâncias gordurosas como o colesterol. A córnea, normalmente, é transparente e permite que a íris — parte colorida dos olhos — apareça. O anel gerado faz com que a íris apresente duas cores diferentes, mas na realidade é uma descoloração da própria córnea.
O arco senil, em geral, começa como um pequeno arco colorido ao longo da parte superior e inferior da córnea. Todavia, ocasionalmente, as partes acabam se conectando e compondo um anel completo ao redor da mesma.
De acordo com especialistas, os primeiros sinais da síndrome ocular costumam surgir após os 60 anos de idade. Além disso, as razões pelas quais o arco surge nos olhos estão ligadas a outros quadros presentes no corpo. Entenda mais abaixo!
Quais são as causas do arco senil?
Os arcos são causados por depósitos de lipídios como colesterol, triglicerídeos e fosfolipídios. Esses estão entre os diferentes tipos de gorduras que circulam no sangue e que são provenientes dos alimentos ingeridos e do próprio fígado. Entretanto, o aparecimento do anel em volta da córnea não representa, obrigatoriamente, a presença de colesterol alto.
O arco senil é muito comum à medida que as pessoas envelhecem. Provavelmente, isso ocorre porque os vasos sanguíneos dos olhos ficam mais abertos com o passar dos anos, possibilitando que mais gorduras atravessem para a córnea.
Quais são os sintomas?
Alguém com arco senil pode observar:
- círculo branco, azul ou cinza em torno da córnea;
- margem externa evidente apresentada no círculo, mas uma margem interna borrada;
- linhas do círculo aumentadas para criar um aro inteiro na íris.
Como é realizado o diagnóstico e o tratamento?
O uso da lâmpada de fenda para examinar os olhos é uma prática comum. Ela consiste em um equipamento com luz especial que permite ao oftalmologista ver os olhos em 3D, tanto por dentro quanto por fora.
Durante o exame de vista, colírios especiais são usados nos olhos para dilatar a pupila. Quando o dilatamento ocorre, os vasos sanguíneos da retina são examinados em busca de sinais de doença, como a aparência e a espessura que podem fornecer pistas sobre possíveis níveis elevados de lipídios. O médico também investiga manifestações de aterosclerose ocular, uma situação em que as artérias estão obstruídas com gorduras.
O exame de sangue apontará se o nível de colesterol está alto. No caso de limite elevado, serão prescritos medicamentos ou orientações sobre uma nutrição apropriada e um conjunto de atividades físicas para reduzir essas taxas.
A maioria dos oftalmologistas pratica uma regra geral quando se trata de arco senil. Em pacientes com mais de 40 anos de idade, o arco é, na maioria das vezes, um achado benigno. No entanto, se a pessoa for mais nova, deve consultar o médico e verificar os níveis de colesterol no sangue.
Está com dúvidas em relação ao arco senil ou deseja fazer um check-up da sua saúde ocular? A Olhar Certo espera você e sua família. Agende agora e cuide da visão de quem você ama!
Se você gostou do post sobre os principais aspectos do arco senil, então, que tal seguir nossa página no Instagram? Lá tem mais conteúdos imperdíveis para você aprender ainda mais.