Quais são os principais cuidados com a visão do idoso?

Com o avançar dos anos, uma série de funções do organismo passa por modificações. Muitas delas fazem parte do envelhecimento natural, levando a alterações em todo o corpo assim como nos olhos. Por isso, é interessante conhecê-las e saber dos cuidados necessários com a visão do idoso.

Em geral, muitos fatores podem influenciar no processo de envelhecimento, como as doenças crônicas, que podem provocar alterações que resultam em grandes impactos visuais. Sem mais delongas, vamos conhecer os cuidados necessários com a visão do idoso!

Entenda as mudanças na terceira idade

A presbiopia é uma das alterações esperadas durante o envelhecimento. Nela, o cristalino e o músculo ciliar — que nos ajudam a focar nos objetos — ficam menos flexíveis ao longo do tempo, o que prejudica, principalmente, o nosso foco para perto. Com isso, algumas das funções do dia a dia podem ficar mais difíceis, como mexer no celular, ler um livro ou um jornal.

Existe, ainda, o chamado arco senil, uma deposição de lipídio na córnea. Depois, repare bem nas pessoas mais velhas: algumas apresentam um arco mais claro em volta daquela região que dá cor aos olhos. Porém, não se preocupe, esse arco não afeta a visão!

Saiba como elas afetam o dia a dia

Diversas estruturas do globo ocular se modificam ao longo do tempo. Algumas delas vão acarretar problemas e outras não. A exposição excessiva à luz ultravioleta pode provocar sintomas oculares como o amarelamento e embaçamento da visão.

A menor produção de lágrimas, por exemplo, deixa os olhos secos, o que pode incomodar muito no dia a dia. Já o descuido com doenças crônicas também impacta na visão. Você já imaginou o que uma diabetes descontrolada pode provocar?

Uma das complicações mais conhecidas é justamente a retinopatia diabética, que pode levar até à cegueira. Fora isso, o glaucoma também é um dos grandes riscos, sobretudo na terceira idade.

Essas complicações só são mais um alerta para nós de que o melhor a se fazer é cuidar bem dos olhos.

Veja os cuidados com a visão do idoso

O cuidado tem que começar antes mesmo da terceira idade, com hábitos de vida e bom manejo de doenças crônicas. Isso porque uma hipertensão controlada oferece menor risco para a visão do que um quadro descompensado.

É preciso ter cuidado com o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos e com a exposição excessiva à radiação. Dessa forma, óculos de sol e redução do tempo de telas se mostram boas medidas de cuidado.

Por último, devemos destacar o acompanhamento seriado com um especialista. Só assim é possível detectar possíveis doenças, sobretudo as silenciosas, antes que causem maiores problemas. Uma vez detectado, quanto antes instaurar o tratamento, melhor!

Vimos, então, que os cuidados com a visão do idoso devem ser constantes e devem se iniciar, na verdade, antes mesmo da terceira idade. Embora haja o envelhecimento senescente, ou seja, aquele natural e esperado, é sempre bom adotar medidas que previnam maiores riscos. Outro ponto que você não deve esquecer é que existem doenças típicas na terceira idade e que devem ser diagnosticadas precocemente, como catarata.

Que tal entender um pouco mais sobre os tipos de catarata?


Publicado em 15/07/2022

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.