Por que é tão importante usar óculos com proteção solar?

Em um país tropical como o Brasil, a alta exposição aos raios solares não acontece apenas nos meses mais quentes. Por isso, é fundamental que a população adote alguns cuidados com a saúde, como fazer o uso de óculos com proteção solar.

De fato, existe uma série de medidas para colocar em prática, além da proteção ocular. Chapéus, bonés, protetor solar, blusas com proteção UV… Enfim, são várias as maneiras! O que não vale é esquecer de determinada região do corpo.

Lembre que os riscos da exposição excessiva ao sol não são percebidos apenas em curto prazo. Na verdade, o longo prazo também preocupa bastante. Saiba como isso está associado ao sistema visual!

Veja quais os riscos para a visão

Como visto, é fundamental que as pessoas se preocupem em proteger todas as regiões do corpo. Por mais que o rosto seja sempre lembrado, nem sempre são colocadas em prática as medidas de proteção ocular.

Todo mundo sabe que o sol é fundamental para a vida. Ele participa, por exemplo, do metabolismo da vitamina D. Contudo, a exposição em excesso à radiação pode provocar queimaduras e, claro, câncer.

Já nos olhos, essa exposição está muito relacionada com a catarata e alterações da retina. Devemos nos atentar que a catarata é uma condição muito prevalente na terceira idade. Então, pode ser o resultado de longos anos de exposição à radiação.

Saiba por que usar óculos com proteção solar

Diante das possíveis complicações oculares, é fundamental utilizar um recurso capaz de fazer essa proteção: os óculos de sol. Geralmente, as lentes apresentam cores mais escuras. Então, é isso que vai realizar a proteção, certo? Errado!

Os óculos de sol que não apresentam proteção contra raios UV vão, apenas, conter uma lente mais escura. Por ser mais escura, a pupila do indivíduo tende a dilatar para captar melhor a entrada dos raios. Consequentemente, as estruturas oculares ficam mais expostas à radiação.

Nessa perspectiva, é necessário que os óculos apresentem proteção contra os raios UVA e UVB. Logo, vão agir como uma camada de blindagem contra o excesso de radiação e proteger contra outros perigos, como a entrada de areia.

Entenda o que considerar para a compra dos óculos

Diante de tudo que foi exposto, imagino que você já queira adquirir seus óculos. Para fazer uma boa escolha, o primeiro passo é optar por aqueles que realmente tenham a proteção UVA e UVB. Para isso, muito cuidado com a procedência do local!

Assim, evite escolher produtos de ambulantes. Geralmente, os itens de qualidade são encontrados em lojas conceituadas, capazes de apresentar o certificado de proteção. Ah, muito cuidado com compras online!

Uma vez escolhida a ótica, você pode solicitar a comprovação de que seguem os parâmetros ou, ainda, realizar o teste de proteção. Nesse caso, é utilizado o chamado lensômetro, capaz de confirmar tanto o grau dos óculos quanto à proteção UV.

Então, não perca mais tempo e corra para adquirir seus óculos com proteção solar! Observe que essa escolha envolve muito além de estilo — está relacionada com a proteção da sua saúde, principalmente a longo prazo. Se você perceber que sente dores de cabeça após o uso, cuidado! Vale a pena rever se realmente é um produto confiável. E, por fim, caso opte pelo maior cuidado, escolha aquele com proteção UV 400.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn!


Publicado em 20/12/2022

Posted in Dicas e cuidados

Entre em contato

Você está buscando um jeito prático e eficiente de cuidar da sua visão? Então não perca tempo! Venha conhecer a Olhar Certo, a sua clínica oftalmológica de confiança.


Nossos Prêmios

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2024 - Todos os Direitos Reservados.