Olhar Certo / 23/07/2020 / Catarata

Conheça os tipos de lentes utilizadas na cirurgia de catarata e saiba escolher a melhor

As lentes utilizadas na cirurgia de catarata são chamadas de lentes intraoculares e devem ser de alta qualidade, afinal, o paciente que foi avaliado por um oftalmologista e possui o diagnóstico de catarata e recomendação de processo cirúrgico, deverá passar pelo procedimento porque estava com o cristalino, que é a lente natural do olho, opaca.

Após o processo que deve ser realizado com um cirurgião de catarata experiente, a pessoa — que antes tinha a vista embaçada — volta a enxergar com nitidez.

A catarata normalmente surge com o avançar da idade (catarata senil) e, quando não há tratamento, pode apresentar a perda da visão. A boa notícia é que a cirurgia traz ótimos resultados, contudo é necessário entender sobre os tipos de lentes e seguir a recomendação do oftalmologista responsável pelo diagnóstico. Quer entender mais sobre esse assunto? Não perca nosso post!

Por que é preciso usar lentes na cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata consiste em uma microincisão que remove o cristalino: a lente natural do olho é retirada e, em seu lugar, é colocada uma lente intraocular (LIO). Com isso, nesse procedimento, além de corrigir a catarata, a lente pode ainda corrigir o grau (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) apresentado pela visão do paciente.

A devolução da nitidez à visão do paciente impacta positivamente em sua qualidade de vida.

Quais os tipos de lentes existentes?

As lentes para a cirurgia de catarata são implantadas para substituir o cristalino, que ficou opaco. Atualmente, as lentes flexíveis são as mais utilizadas no procedimento, pois, como podem ser dobradas, permitem que a incisão seja pequena e suficiente para sua colocação.

Entre as lentes intraoculares, há diferentes modelos que vão além de apenas substituir o cristalino opaco, mas também corrigir os problemas da visão que o paciente possa apresentar. Acompanhe a seguir.

Monofocais não tóricas

É o tipo mais utilizado para corrigir casos de miopia com grau baixo ou de hipermetropia. Não são indicadas para pessoas com astigmatismo alto pois, geralmente, o paciente que utiliza essa lente ainda necessitará de óculos para ver de perto.

Monofocais tóricas

É uma lente intraocular que corrige casos de astigmatismo acima de 1 grau por conta de sua curvatura. Contudo, esse modelo melhora a visão para longe e, assim, o paciente vai precisar de óculos para perto.

Multifocais

Já as lentes multifocais apresentam a vantagem de corrigir a visão de longe, intermediária e de perto, trazendo benefícios ao paciente com essas necessidades.

Monofocais esféricas

É um modelo de lente para cirurgia de catarata mais simples, pois foca os raios de luz em único ponto e, desse modo, corrige apenas miopia e hipermetropia. Poderá ser necessário utilizar óculos depois do procedimento.

Monofocais asféricas

Tem alta tecnologia para corrigir a miopia, a hipermetropia e até problemas ópticos mais complexos. Traz mais qualidade para a visão, mas como é monofocal, pode ser necessário o uso de óculos.

Como escolher a melhor lente?

A escolha do tipo de lente para a cirurgia de catarata deve ser feita em conjunto com o médico oftalmologista de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. É importante considerar que este é um item que vai corrigir não somente a catarata, mas também os erros refrativos.

Nesse sentido, as necessidades individuais do paciente devem ser consideradas. O oftalmologista vai fazer alguns exames para identificar os principais problemas oculares e, assim, conseguir indicar o melhor modelo. Há tipos e tecnologias variados, o que impacta no preço e benefícios proporcionados.

Agora você já sabe quais são os tipos de lentes para cirurgia de catarata. O ideal é sempre escolher uma clínica oftalmológica de qualidade para que a escolha desse item seja o melhor para o paciente.

Gostou de acompanhar este post? Saiba que a Olhar Certo conta com excelentes cirurgiões de catarata, agende já sua consulta com um de nossos profissionais!

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens