Olhar Certo / 04/06/2020 / Doenças oculares

Quais os tipos de tratamentos para o estrabismo infantil?

O estrabismo infantil é um tipo de distúrbio que faz com que os olhos da criança fiquem desalinhados, ou seja, prejudica o seu paralelismo. Como consequência, afeta a aparência da criança e sua autoestima, além de trazer problemas funcionais e levar à perda da visão.


Por isso, o diagnóstico precoce dessa condição é fundamental para que ela seja tratada, evitando suas complicações. Aliás, é importante saber que o
estrabismo não se corrige com o passar do tempo e que olhos desalinhados podem acarretar consequências irreversíveis à visão.

Então, é preciso ter atenção e procurar um especialista, pois é possível tratar e corrigir o olho com problemas, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para conhecer algumas opções de tratamento para o estrabismo infantil, que devolvem a perfeita funcionalidade para os olhos.

Diagnóstico do estrabismo na infância

 

O desalinhamento dos olhos pode ocorrer em bebês de até seis meses de idade e é um distúrbio comum do movimento ocular devido ao amadurecimento do sistema neurológico, nestes casos a correção do desalinhamento dos olhos pode acontecer naturalmente. Passados os seis meses de idade, qualquer suspeita de estrabismo deve ser avaliada por um oftalmologista especialista em criança.

Quanto mais cedo essa condição for diagnosticada, mais fácil será para fazer a correção dos olhos. Essa intervenção rápida possibilita identificar a possível causa do estrabismo, eliminar o fator que o provoca e corrigir a musculatura ou problemas mais graves que possam ter causado o desalinhamento.

É importante saber que sem o devido tratamento, com o passar do tempo, a criança poderá desenvolver ambliopia, que trata de uma redução permanente da visão do olho estrábico. Essa complicação não pode ser corrigida, por isso, é importante que o diagnóstico do estrabismo seja feito o mais rápido possível para que seja tratado.

Opções de tratamento para estrabismo infantil

O tratamento do estrabismo infantil varia conforme as características de cada caso, bem como a idade da criança. Isso porque as intervenções são diferentes em bebês e nos pequenos um pouco mais maduros, ou nos que já apresentam algum grau de perda de visão. A seguir, apresentamos algumas técnicas comumente adotadas.

Uso de tampão

Em bebês com até seis meses o uso de tampão previne a ambliopia que surge devido ao estrabismo e pode causa a perda permanente da visão do olho estrábico. Nesse caso, o acessório deve ser utilizado durante o dia conforme orientação médica. Desse modo, o cérebro precisará se esforçar para corrigir o olho que está desalinhado, prevenindo problemas mais sérios decorrentes do estrabismo.

Lentes corretivas

O uso de lentes corretivas (óculos) pode ser indicado quando há o estrabismo acomodativo ou certo grau de ambliopia, pois elas ajudam a corrigir a visão permitindo que a criança enxergue melhor o que normalmente favorece a correção do estrabismo.

Toxina botulínica

Em alguns casos a toxina botulínica pode ser usada. O estrabismo infantil está relacionado ao desvio dos músculos oculares e a aplicação dessa substância pode promover o relaxamento deles, corrigindo esse desvio. É uma alternativa à cirurgia, uma vez que sua aplicação é rápida e a recuperação descomplicada, porém possui suas indicações restritas e específicas.

Cirurgias

A cirurgia apenas é recomendada para os casos nos quais as demais terapias não surtiram efeitos positivos. Afinal, trata-se de uma técnica invasiva que precisa ser realizada em ambiente hospitalar com a criança sobre anestesia geral. A intervenção consiste em realinhar a musculatura do olho para corrigir o desvio do globo.

O importante é entender que, conforme explicamos, o estrabismo infantil não desaparece sozinho. Portanto, é fundamental que os pais estejam atentos aos olhos do bebê para identificar possíveis desvios e, em caso de dúvida, devem consultar um oftalmologista. Lembrando que o quanto antes o acompanhamento regular for iniciado, melhor será para a saúde ocular da criança.

Cuide bem da sua visão e de toda sua família. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a manter os seus olhos saudáveis!

 

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens