A visão dupla ou diplopia, em geral, é uma disfunção da visão temporária, mas também pode ser um indicador de um estado de saúde mais preocupante.
A diplopia é frequentemente provocada por outros agravos e condições do corpo e olhos. Por essa razão, é tão importante consultar um oftalmologista de forma rápida ao notar qualquer alteração na visão.
A visão dupla pode acometer qualquer pessoa, no entanto é mais comum em adultos com mais de 60 anos. Neste post, falaremos sobre o que é diplopia. Confira!
O que é diplopia?
A percepção de duas figuras de um único objeto é chamada de diplopia ou visão dupla. Essa condição é comumente uma dificuldade de foco provisória, mas é possível ser um sinal de saúde mais grave.
Ainda que seja ocasionado por algo simples quanto à necessidade de novos óculos, é importante que os olhos sejam examinados pelo médico imediatamente se começar a enxergar em dobro.
Quais os tipos de diplopia?
Para entender melhor o que é diplopia, precisamos saber que há dois tipos:
Monocular
Essa categoria acomete somente um dos olhos e prossegue quando o olho não afetado é tapado. Pode ser provocado por um problema com a córnea, lente ou retina.
Binocular
Esse tipo ocorre quando os olhos saem do alinhamento correto e nos casos em que um dos olhos for tapado.
Quais são os sintomas da visão dupla?
Além de observar os objetos em dobro, a diplopia pode estar relacionada com outros sinais, como:
- dor de cabeça;
- náusea, dor de estômago ou sensação de enjoo;
- tonturas;
- dor — incluindo quando se move os olhos;
- visão turva ou obscura em um ou ambos os olhos.
O que causa a diplopia?
Existem muitas origens prováveis para a diplopia. Essas causas incluem:
- diplopia monocular: catarata; astigmatismo; síndrome do olho seco; óculos ou lentes de contato mal ajustados ou anormalidades da íris — parte colorida do olho;
- diplopia binocular: olhos desalinhados; problemas do nervo craniano ou aneurismas cerebrais.
Qual o diagnóstico da diplopia?
Somente o médico identificará a visão dupla e quaisquer outras condições que a causem. A diplopia monocular pode ser identificada por meio de um exame simples de olho realizado pelo oftalmologista.
Já o diagnóstico da diplopia binocular será realizado por intermédio de exames adicionais como: ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Esses testes capturam imagens completas dos olhos e da área ao redor deles. Eles contribuem para a identificação de problemas com os ossos, cérebro ou coluna que possam causar a visão dupla binocular.
Como a diplopia é tratada?
O tratamento será realizado dependendo da causa da visão dupla. O mais importante é identificar e tratá-la. Se os músculos oculares fracos forem os responsáveis ou se um músculo for comprimido por causa de uma lesão, a cirurgia pode ser a única solução. Já os medicamentos podem tratar a miastenia gravis.
Como prevenir a visão dupla?
Não existem maneiras de impedir a diplopia. Porém, cuidar bem dos olhos e consultar um médico especialista regularmente são as melhores formas de identificar problemas antes que eles ocasionem dor ou outros sintomas.
Gostou dessas informações sobre o que é diplopia? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Como escolher um oftalmologista de confiança?” e saiba a importância de escolher um bom profissional!