Afinal, coçar os olhos faz mal? Entenda!

A coceira nos olhos é muito comum e a maioria de nós já experimentou, podendo ser motivada por diversas razões. É importante identificar a circunstância da coceira, para tratá-la adequadamente e diminuir os sintomas tanto quanto possível. Se esfregar os olhos parece dar uma sensação de alívio, saiba que coçar os olhos faz mal, pois pode piorar significativamente a coceira e possivelmente ocasionar danos oculares mais graves.

A primeira coisa que fazemos todos os dias é coçar os olhos. Sentimos que a pressão suave nos ajuda na eliminação dos resíduos que se acumulam na visão. Além do estímulo dos dutos lacrimais para a lubrificação ocular, essa prática, que parece inofensiva, pode causar danos oculares bastante graves caso alguns cuidados não sejam tomados.

Neste post, abordaremos os principais pontos sobre por que como coçar os olhos faz mal. Confira!

Aumentar a infecção ocular

Usamos nossas mãos para esfregar os olhos e elas talvez sejam a parte mais contaminada de nosso corpo. Por quê? Nós usamos nossas mãos para quase tudo, desde calçar os sapatos até segurar maçanetas e apertar os botões do elevador ou do caixa eletrônico. Não é só para isso que usamos as mãos, mas é mais que suficiente para contaminá-las com germes. Coçar os olhos facilita a transferência direta de bactérias, aumentando consideravelmente o risco de infecções oculares.

Lesionar a córnea

A córnea é muito sensível e pode ser danificada facilmente com a ação de coçar os olhos, causando fissuras, que se traduzem em problemas de visão a longo prazo. Além disso, os dedos contêm partículas estranhas, como poeira, que permanecerão na superfície dos olhos. Na tentativa de remover essas partículas, elas acabam sendo empurradas ainda mais para dentro dos olhos, danificando a córnea.

Ocasionar o ceratocone

A córnea atua como a lente mais externa do olho, controlando e focalizando a luz que entra. A forma redonda da córnea dobra e refrata a luz, de forma que ela viaja diretamente para a retina na parte posterior do olho. Para manter sua forma suavemente curva, a córnea depende de pequenas fibras de colágeno. Contudo, quando essas fibras enfraquecem ou se rompem, ela se projeta para fora até formar um cone, resultando em uma condição conhecida como ceratocone.

Esse problema ocorre por vários motivos, como genético, doença ocular e estresse oxidativo. No entanto, alguns pesquisadores levantam a hipótese de que a fricção frequente causa trauma no olho e, com o tempo, o trauma repetido enfraquece as fibras de colágeno.

Acarretar o descolamento da retina

Esse transtorno ocorre quando a retina se separa da parte de trás do olho, causando perda de visão — que pode ser parcial ou total, dependendo de quanto da retina é descolada. Quando a retina estiver enfraquecida devido a uma condição preexistente — como miopia progressiva — a fricção pode colocar mais pressão nela e fazer com que se descole.

Os sintomas da coceira nos olhos serão aliviados com colírios ou medicamentos orais, para fornecer alívio e que somente um oftalmologista poderá prescrever. Aplicar uma toalha limpa, fria e úmida sobre os olhos fechados também pode ajudar no alívio. Coçar os olhos faz mal, então se certifique de manter as mãos limpas e procurar ajuda profissional para eliminar o incômodo.

Você curtiu essas informações? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto “O que deve ser analisado ao marcar consulta oftalmológica?” e saiba como é importante consultar um especialista! 


Publicado em 04/04/2022

Posted in Dicas

assinatura site

Olhar Certo Clínica Oftamológica © 2021 - Todos os Direitos Reservados.