Olhar Certo / 13/06/2020 / Doenças oculares

4 principais doenças da córnea que você precisa estar atento

A córnea é a parte do olho mais importante na função da convergência da imagem sobre a retina, que é responsável pela visão. Além disso, esse meio é um dos mais importantes para a formação da imagem no fundo do olho e, por isso, para garantir uma visão correta. Então, ela não pode perder a sua transparência natural e isso pode até provocar doenças da córnea.

Saiba que uma
córnea sadia é totalmente transparente, já uma doente perde sua transparência e luminosidade. Entenda quais doenças podem provocar essa anormalidade!

1. Ceratocone

O ceratocone é um consequente afinamento da córnea para a forma de um cone e não é uma doença inflamatória. Geralmente, o surgimento está associado à hereditariedade, porém, maus hábitos como coçar excessivamente os olhos podem ajudar na deformação da córnea. Essa é uma doença que causa visão embaçada devido à irregularidade que a córnea apresenta com o tempo. Casos leves podem ser corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contato, em casos que apresentem a evolução do cone o oftalmologista poderá recomendar o anel corneano ou o transplante de córnea.

2. Ceratite

Já a ceratite é uma doença inflamatória, pode ser causada por diversos fatores como infecções e ocorrer de forma mais superficial ou profunda. Entre os sintomas estão o surgimento de dor ou ardência nos olhos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, vermelhidão no local e diminuição da capacidade visual. O tratamento feito a tempo pode prevenir o glaucoma, úlcera de córnea e até a cegueira do paciente.

3. Úlcera da córnea

Outra enfermidade causada por problemas na córnea é a úlcera, que consiste em uma ferida exposta na superfície dessa camada do olho. Essa doença pode ser causada por diversos fatores e isso é uma urgência médica. Se não tratada a tempo, a úlcera pode resultar em cegueira ou até na perda do olho do paciente.

4. Cicatrizes corneanas

As cicatrizes da córnea podem ser causadas por traumas e infecções que podem até causar a perfuração da superfície. Geralmente, são causadas por corpos estranho provenientes do ambiente externo, como pela interação com agentes químicos como ácidos e leite de plantas que, se não tratados corretamente, podem levar à infecção e evoluir para formação de cicatrizes, causando a perda da transparência. Em casos mais graves, é necessário fazer o transplante de córnea para que o problema seja resolvido.

É importante atentar-se para a prevenção e realização de check-ups oculares todos os anos, assim como fazemos para verificar a saúde do restante do corpo. Além disso, o seu oftalmologista deve ser sempre procurado quando alguma anormalidade ocorrer nos olhos, como quando cair algum corpo estranho e surgirem sintomas adversos como a diminuição da visão, coceira excessiva, vermelhidão, entre outros.

O diagnóstico de doenças da córnea é feito somente por um especialista, que deve avaliar todo o quadro clínico, e com o auxílio de exames específicos que serão indicados por ele. Muitas dessas enfermidades podem ser revertidas e partes do olho recuperadas se tratadas a tempo. Por isso, não negligencie a busca pelos procedimentos corretos, pois, em último caso, pode haver perda total da visão ou será necessário fazer um transplante da córnea.

Você já conhecia as doenças da córnea que podem comprometer sua saúde ocular? Agende uma consulta na Olhar Certo e tenha atendimento de qualidade com excelentes oftalmologistas!

Saiba mais

Interessou-se sobre o assunto?
Entre em contato conosco e converse
com um oftalmologista da nossa equipe!

Entre em contato
Últimas Postagens